Powered By Blogger

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O riso triste do palhaço, por Therence SAntiago


...Estou desenvolvendo uma teoria, ela versa sobre o riso triste do palhaço. Penso muito ultimamente na dualidade do ser humano. Somos seres incompletos, sempre queremos algo, Oscar Wilde dizia que o ‘ser humano é um eterno insatisfeito’, sábia conclusão, de fato o que move as pessoas penso eu, é sempre a necessidade de querer o que não possuem, quando possuem, passam a querer outra coisa. Nesse ponto, trago para o texto a idéia de coisa - somos pessoas / coisa ou coisas / pessoa? Sempre enfatizamos o verbo querer, eu quero isso ou aquilo, eu não quero isso ou aquilo, ai pergunto, o que realmente quero para mim? A imagem de posse que possuímos se forma nas estruturas mais profundas da mente, Freud já apontava isso claramente, Jung retoma o raciocínio indo mais além, mentalmente somos conglomerados de desejos atrelados a idéia de querer. Não nos contentamos com o que temos, queremos algo diferente, mesmo que seja para se ter um efeito momentâneo e raso de completude. Isso me custou muito, a minha vontade de se ter a coisa chamada amor, me levou a inevitável situação de ter a coisa chamada tristeza. A minha vontade de querer ter a pele quente, o lábio molhado, a sensação de ser desejado, me levou ao fundo do poço existencial. Simplesmente porque eu queria ter ‘a coisa chamada carinho’, a busca pela coisa chamada ‘sentir’ me custou a possibilidade de uma vida cheia de coisas ‘simples’ e realmente significantes, hoje estou aqui, sem a chamada coisa perdão, desfrutando das minhas mais intensas angustias e desesperanças, da minha chamada coisa vida, estou olhando o circo do tédio maior admirando serenamente o riso triste do palhaço que vejo no espelho...

 

O Nosso Amor A Gente Inventa
Cazuza
Composição: Cazuza / João Rebouças / Rogério Meanda

O teu amor é uma mentira
Que a minha vaidade quer
E o meu, poesia de cego
Você não pode ver
Não pode ver que no meu mundo
Um troço qualquer morreu
Num corte lento e profundo
Entre você e eu
O nosso amor a gente inventa
Pra se distrair
E quando acaba a gente pensa
Que ele nunca existiu
Te ver não é mais tão bacana
Quanto a semana passada
Você nem arrumou a cama
Parece que fugiu de casa
Mas ficou tudo fora de lugar
Café sem açúcar, dança sem par
Você podia ao menos me contar
Uma história romântica





Um comentário:

  1. Cazuza é essencial né? pra mim sempre será o melhor! Ainda mais essa musica tão linda! Beijos!

    ResponderExcluir